Livros & Companhia: sessão 3, com António Costa

A sessão 3 de Livros & Companhia teve António Costa como convidado. Com um trabalho já longo na Medeia Filmes e, com maior visibilidade, no Lisbon and Estoril Film Festival, António Costa integrou a Assírio & Alvim durante muitos anos e foi responsável pela programação cultural da Feira do Livro do Porto durante década e meia. António escolheu para a sessão o romance de Paul Bowles The Sheltering Sky (1954), em Portugal editado com o título O céu que nos protege (Assírio & Alvim, fora de mercado). Falou da sua descoberta do romance e da obra de Bowles, nos anos 80, da edição portuguesa e do seu encontro com Bowles em Tânger, do qual resultou uma entrevista memorável. Lemos excertos do livro e falámos do perfil de Bowles, o comunista, o músico, mas sobretudo o viajante, apoiando-nos noutros livros de Bowles, sobretudo as suas memórias, editadas em Portugal com o título Memórias de um Nómada.

Falámos depois da recente edição de Tenho cinco minutos para contar uma história, de Fernando Assis Pacheco (Tinta da China), um livro um tanto “caído do céu”, pelas particularidades que rodeiam a sua publicação, e do que faz a singularidade do autor na literatura portuguesa. Ouvimos um excerto de um programa de Mariana Oliveira na Antena 3, com João Pacheco, filho do escritor, e li uma inesquecível crónica sobre os sábados.

Pela minha parte, na secção dedicada, no final da sessão, a “Livros raros e usados”, escolhi On The Road, na edição do cinquentenário, a do “rolo”, mas em particular a que a Penguin então lançou, em cada dura e com 4 ensaios introdutórios (que não é exatamente esta, sobretudo nas opções gráficas e tipográficas). As fotos são de Saul de Campos.

No próximo sábado terá lugar a sessão 4, com Paulo Franchetti, uma conversa que será seguramente uma boa forma de celebrar o 10 de junho.