
Eventos anteriores
Lista de navegação de Eventos
Lançamento do nº 195 da revista Colóquio-Letras
O nº 195 da Colóquio-Letras contém um dossiê temático sobre Carlos de Oliveira, com ensaios de Osvaldo Manuel Silvestre (org.), Clara Rowland, José Geraldo, Ricardo Namora e Rui Mateus, além de inéditos do autor e depoimentos. O lançamento contará com a presença de Nuno Júdice, diretor da revista, e Osvaldo Manuel Silvestre. Será ainda exibido o filme «Cinema», de Fernando Lopes, produzido para a Porto Capital Europeia da Cultura, em 2001.
Saiba mais »Livros & Companhia: José Maria Vieira Mendes
José Maria Vieira Mendes é dramaturgo, estando o seu trabalho, até ao momento, associado à companhia Artistas Unidos e ao coletivo Teatro Praga. Uma primeira reunião da sua escrita teatral foi publicada em 2008, sob o título Teatro, nos Livros Cotovia, editora que publicou, em 2016, uma segunda reunião de peças, escritas entre 2010 e 2015, intitulada Uma Coisa. O seu trabalho inclui ainda Ana (2009) e Hedda (2010), a partir de “Hedda Gabler”, de Ibsen, ambos publicados na coleção Livrinhos de Teatro (Cotovia e Artistas Unidos).…
Saiba mais »Moderação: colóquio ‘O Centro Como Margem’
Moderação de sessão na sala 2 do Colóquio O Centro como Margem / The Centre as Margin. Organização: Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte, CEAACP Instituto de História da Arte, DHEEAA/FLUC
Saiba mais »Livros & Companhia: Paulo Franchetti
Paulo Franchetti é Professor Titular do Departamento de Teoria da Literatura na Unicamp, Brasil, autor de vários estudos sobre cultura e literatura brasileira e portuguesa dos séculos XIX e XX, de que é grande conhecedor. Publicou, entre outros livros, no Brasil, o pioneiro Alguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta. O volume Haikai: Antologia revela a sua faceta orientalista e Nostalgia, Exílio e Melancolia: Leituras de Camilo Pessanha, a sua grande competência no autor da Clepsydra, de que viria a editar em Portugal uma edição crítica muito…
Saiba mais »Colóquio «Gândara e cultura popular em Carlos de Oliveira»
Carlos de Oliveira escreveu, em O Aprendiz de Feiticeiro, que a Gândara o tinha «tatuado», e daí a «pouca distanciação» com que dela falava. Qual o alcance dessa «tatuagem» e quais as dimensões da Gândara, e da cultura popular (a local e a não local), que é possível rastrear na obra de Carlos de Oliveira? Participantes: Gustavo Rubim, Ida Alves (UFF-Brasil), Ricardo Namora, Rui Mateus, Osvaldo Manuel Silvestre, Sonia Miceli. Organização: Câmara Municipal de Cantanhede, Museu do Neo-Realismo, Centro de…
Saiba mais »Arguente da tese de doutoramento de Ana Maria Pereira Soares (FLUP)
Título da tese: A Alegria e o Mal em Ruy Belo - Estudo da Composição Hipertextual d'A Margem da Alegria Júri: Maria de Lurdes Correira Fernandes (Presidente), Osvaldo Manuel Silvestre e Joana Matos Frias (arguentes principais), Pedro Eiras e Rosa Maria Martelo (vogais e arguentes), Luís Adriano Carlos (orientador). Curso: 3º ciclo de estudos em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos
Saiba mais »Palestra: Livros ou Smartphones?
Palestra de abertura da quarta edição do Seminário Da Arte de Ler, que decorrerá nos dias 29 e 30 de junho de 2017, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, subordinado ao tema geral «Da Arte de Ler: Sons & Imagens». Organização: Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e a Universidade de Coimbra (através do seu Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça).
Saiba mais »Livros & Companhia: José Emílio-Nelson
José Emílio-Nelson fez, durante algum tempo, crítica literária em jornais do Porto, mas definiu-se desde cedo como poeta. A sua poesia, de um erotismo que transgride consensos morais e estéticos, inscreve-se na linha mais radical da modernidade, a de Sade, Nietzsche, Lautréamont ou Bataille, combinada embora com o apelo do barroco hispânico mais “negro”, tanto na poesia como na pintura, que intensamente revisita. Com um primeiro livro editado em 1979, Polifonia, e um ritmo de edição elevado, reuniria pela primeira vez a…
Saiba mais »Correspondências: O Cinema entre o Brasil e Portugal
Este colóquio é organizado conjuntamente pelo Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Curso de Cinema do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conta com o apoio do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra e da linha de investigação Cinema:Teoria/Prática do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Pretende promover uma maior proximidade e intercâmbio entre professores e pesquisadores do Brasil e de…
Saiba mais »Colóquio «Carlos de Oliveira e a geração neo-realista coimbrã»
Entre a experiência formativa da universidade e a relação reativa com a geração da presença, o neo-realismo foi também uma questão coimbrã. Tanto mais que foi na cidade do Mondego que se produziu o contexto editorial favorável à publicação de parte das obras mais marcantes da sua fase inicial, ou à plataforma de intervenção cultural e cívica que foi a revista Vértice. No espaço privilegiado da Casa da Escrita, antigo local de encontro dessa geração, e à sombra…
Saiba mais »