A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Conferências do Cinquentenário da ‘Teoria da Literatura’ de Vítor Aguiar e Silva

15/12/2017

Em 1967 e, numa primeira ocorrência, em fascículos, foi editada em Coimbra, pela Livraria Almedina, a Teoria da Literatura, de Vítor Aguiar e Silva. Reeditada desde então, profundamente repensada a partir da 4ª edição, de 1981, editada no Brasil e traduzida para espanhol, a obra, que viria conhecer um significativo impacto no Brasil e no mundo hispânico, confunde-se com a história da disciplina introduzida nos curricula universitários portugueses com a reforma de 1957, vindo também a produzir efeitos no ensino da literatura nas Escolas Secundárias do país. Embora o seu autor tenha publicado depois uma série de obras de referência, quer no domínio da teoria da literatura, quer no dos estudos camonianos, dos estudos sobre o maneirismo e o barroco, ou sobre as humanidades, a Teoria da Literatura permanece a obra à qual o seu nome é de imediato associado.

As universidades de Coimbra e do Minho associam-se numa comemoração, que aspira a ser um momento de exigente reflexão académica, dos 50 anos da 1ª edição da Teoria da Literatura, de Vítor Aguiar e Silva. As Conferências do Cinquentenário, distribuídas por um total de duas sessões nas duas universidades, em 17 de novembro (em Coimbra) e 15 de dezembro (em Braga) próximos, discutirão as grandes questões colocadas pelo livro e pela obra de Vítor Aguiar e Silva no domínio da Teoria da Literatura e da sua relação com as Humanidades. A minha participação terá lugar na sessão de 15 de dezembro, na Universidade do Minho.

O temário a explorar será o seguinte:

1) A Teoria da Literatura entre os livros de Vítor Aguiar e Silva

2) As várias Teoria(s) da Literatura de Vítor Aguiar e Silva

3) A Teoria da Literatura hoje

4) A Teoria da Literatura ao longo destes 50 anos

5) Os estudos literários depois da Teoria da Literatura

6) A Teoria da Literatura e as Humanidades

As entidades apoiantes das Conferências do Cinquentenário serão as seguintes:

UC: Reitoria da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Centro de Literatura Portuguesa, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos

UM: Reitoria da Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

Comissão Científica:

UC: Carlos Reis, José Augusto Cardoso Bernardes, José Carlos Seabra Pereira

UM: Carlos Mendes de Sousa, Eunice Ribeiro, Orlando Grossegesse

Comissão Organizadora.

Osvaldo Manuel Silvestre [UC], Rita Patrício [UM]

As Conferências do Cinquentenário serão objeto de edição em livro no primeiro semestre de 2018.

Detalhes

Data:
15/12/2017
Categoria de Evento:

Local

Universidade do Minho
Braga, Portugal + Mapa do Google