Na próxima sexta-feira, 15 de setembro, terá lugar na Casa Pessoa, em Lisboa, o colóquio “Carlos de Oliveira e a Ideia do Moderno”. Inserido na programação paralela à exposição do espólio do autor no Museu do Neo-Realismo, o colóquio é uma organização da Casa Pessoa, do Museu do Neo-Realismo e do Centro de Literatura Portuguesa. O texto de referência do colóquio é o seguinte:
A inscrição do Moderno na obra de Carlos de Oliveira ganha a sua formulação talvez mais reveladora no poema que, em 1971, integra Entre duas memórias: «Descrição da guerra em Guernica». Ou seja, uma descrição de uma tela emblemática do pintor emblemático da pintura moderna (Picasso), escolhida décadas depois da sua produção para um exercício que convoca e, ao mesmo tempo, questiona o realismo como prática representacional. Mas o moderno ganha em Oliveira rostos diversos, de Gomes Leal a Cesário Verde, Camilo Pessanha, Maiakovski ou o Nouveau Roman, sem esquecer Fernando Pessoa, objeto de um tratamento muito particular, entre a rasura e a presença cúmplice e silenciosa. Sobre tudo isto, bem como sobre a presença dos novos meios (fotografia e cinema) em Carlos de Oliveira, se falará neste colóquio.
O Programa do colóquio é o seguinte:
Mesa 1, 10h30
Rosa Maria Martelo, “Carlos de Oliveira, um abstracto com recordações”
Luís Mourão, “A modernidade como destino espectral? O exemplo de Carlos de Oliveira”
Ricardo Namora, “Rolar pedras encosta acima: as duas finisterras de Carlos de Oliveira”
Mesa 2, 14h30
Rui Mateus, “Rastos da leitura do modernismo na biblioteca particular de Carlos de Oliveira”
Osvaldo Manuel Silvestre, “Rasurar Pessoa: quando, como e porquê?”
Mesa 3, 16h
Clara Rowland, “Por um desvio semântico qualquer: infância e história em Carlos de Oliveira”
Leonardo Gandolfi, “Assinaturas segundo Carlos de Oliveira”
Pingback: cenforce-100
Pingback: Fildena 150 price
Pingback: Vidalista
Pingback: Cenforce 100
Pingback: +38 0950663759 – Володимир (Сергій) Романенко, Одеса – Я в гніві: оплатив передоплату, бо продавець писав, що все працює. Прийшло сміття — пристрій